Página Inicial / Análise Econômica do Direito

Análise Econômica do Direito

Confira os artigos do JusLiberdade que versam sobre Análise Econômica do Direito.

A função da pena na teoria econômica do crime

Quanto à função da pena, a principal é a dissuasão para a abordagem econômica do Direito Penal, pois se demonstrou como a modalidade com maior potencial de eficiência ao lado da reparação (embora de difícil solvência e quantificação nos crimes violentos). Com relação às demais, diga-se: (i) a reabilitação, ineficaz; (ii) a incapacitação, onerosa em excesso; e (iii) a retribuição, de elevado custo social.

Leia mais »

Aborto e sociedades violentas: uma relação juseconômica inesperada

Durante muitos anos a criminalidade tanto nos Estados Unidos como no Brasil se manteve em patamares baixos. Em 1900, o Estado de São Paulo registrou apenas 30 homicídios entre os 30 mil óbitos ocorridos no ano. No mesmo período, a taxa de homicídios por 100 mil habitantes não ultrapassou o 1,8 no caso do Rio de Janeiro. Nessa época, a criminalidade violenta era rara exceção. Até a década de 1980, São Paulo apresentava taxas baixas, algo em torno de 2 mil homicídios em 80 mil óbitos registrados. Contudo, já em 1998, os baixos índices de outrora sofreram um incremento assustador, na proporção de 12 mil homicídios em 103 mil óbitos registrados. O percentual passou de 2,6% para 11% durante o curto período.

Leia mais »

O Desarmamento como violência

A violência pode ser encarada como algo ínsito ao Direito? Sem sombra de dúvida, sim. O Direito Penal Subjetivo, como é ensinado nos cursos de ciências jurídicas, consiste no jus puniendi – direito de punir – conferido ao Estado a fim de que assuma a condição de único ente legítimo …

Leia mais »

O Sistema como fonte informal do Direito Brasileiro

Logo nos primeiros semestres do curso de Direito, o estudante passará por uma ou mais aulas para ser apresentado às famosas fontes do Direito. O professor explicará que são fontes do Direito as várias formas de onde são buscadas as normas e os princípios de direito. E certamente o professor …

Leia mais »

Falhas de Mercado e Falhas de Estado

Na última quinta-feira (5.11), o Brasil assistiu ao rompimento de uma barragem de rejeitos de uma empresa de mineração na cidade de Mariana, Minas Gerais, deixando mortos, feridos e um rastro de destruição por onde passou. A tragédia, noticiada por vários jornais brasileiros representa, aparentemente, um clássico momento de falha …

Leia mais »