Página Inicial / Vídeos / Pare de usar a Suécia como argumento para defender um governo gigante!
Cidade Velha, Estocolmo - Suécia (1944)

Pare de usar a Suécia como argumento para defender um governo gigante!

Na Suécia, o crescimento do emprego no setor privado foi praticamente inexistente a partir dos anos 1950. Se você olhar para todo o período de 1950 a 2005, verá que é um período sem novos empregos criados no setor privado. Além disso, o emprego total (soma de funcionários públicos com empregados privados) ainda é menor em 2010 do que era em 1990.

Por outro lado, vemos que a Suécia, neste período, não passou por taxas de desemprego muito elevadas. O que houve, então?

Ocorreu que o setor público foi o responsável por empregar toda essa gente. Seria isso algo positivo?

Ora, os funcionários públicos são financiados por impostos. E se há aumento de funcionários públicos há aumento de custos para o Estado, e sabemos que o Estado não pode ser continuamente o motor do crescimento de postos de trabalho.

Confira este vídeo em que Johan Norberg explica por que devemos parar de usar a Suécia como argumento para defender um governo gigante:

Confira a pesquisa de Johan Norberg aqui.

Quer contribuir com o JusLiberdade? Confira nossa página de doações:

Doações

Aceitamos Bitcoins:

[btcpayments]

 

Sobre Arthur Miranda

avatar

Diretor Executivo do JusLiberdade. Ex-Presidente do Conselho da Comunidade do Distrito Federal. Servidor Público lotado na Consultoria Jurídica do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, prestando auxílio jurídico na área de Direito Portuário. Graduando em Direito no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Um idealista que acredita que um Think Tank faz mais diferença do que um Projeto Legislativo.