Página Inicial / Vídeos / Será que educação gratuita para todos os estudantes daria certo?

Será que educação gratuita para todos os estudantes daria certo?

Será que educação gratuita para todos os estudantes daria certo?

Embora muitos juristas brasileiros possam acreditar nisso, o Direito não existe por si e para si, ele precisa de outras áreas para atingir o seu fim, que é a melhor regulação social possível.

Daí que não basta querer escolas públicas para todas as pessoas, tem-se que saber se o Estado suporta isso. Obviamente também se tem que saber se o Estado é de fato mais efetivo em prover educação, mas isso é assunto para outros vídeos/artigos. Vamos supor que o Estado tenha alguma eficiência e a única preocupação seja saber se o Estado suporta ou não prover educação para absolutamente todas as pessoas.

Um grupo de estudantes nos Estados Unidos parece ignorar a capacidade financeira do país e simplesmente querem educação gratuitas para todos os estudantes e querem que o dinheiro para isso (1,5 trilhões) seja pago pelos 1% mais ricos do país (se esses saírem do país, pelos 1% que ficarem, se estes também saírem, pelos 1%, até chegar nos índios, provavelmente).

Estou falando da “million student march” realizada no dia 12 de novembro nos Estados Unidos.

Keely Mullen, representante do movimento, foi entrevistada por Neil Cavuto que deu uma aula de economia ao vivo.

Veja o vídeo e entenda coisas como:
1-O Estado de Bem Estar Social tem limites.
2-Direitos não dão em árvores.
3-Não adianta querer tributar excessivamente ainda que seja uma parte da população (Veja também sobre a Curva de Laffer)
4-Taxar 100 % os 1% mais ricos dos Estados Unidos irá render cerca de 1 trilhão (supondo, obviamente, que os ricos vão ficar parados e sorrindo enquanto pegamos o dinheiro deles), o que é suficiente para manter a saúde pública por menos de 3 anos, e não é suficiente para pagar todas as dívidas estudantis americanas (1,3 trilhões de dólares)

Busca-se o Direito, esquece-se da Economia.

Tradução do vídeo: Fernando Chaves
Original em: https://www.youtube.com/watch?v=Zmji36q8E4o

Sobre JusLiberdade

avatar

O JusLiberdade é um Think Tank apartidário que busca difundir as ideias sobre a Liberdade no âmbito jurídico.
Acreditamos que uma sociedade livre é construída com indivíduos livres, e através do Direito podemos trazer a liberdade para mais próximo do indivíduo.
Em resumo, não há Justiça sem Liberdade.