Página Inicial / Notícias / TCU provavelmente reprovará as contas de 2015 de Dilma Roussef

TCU provavelmente reprovará as contas de 2015 de Dilma Roussef

O Tribunal de Contas da União teve papel fundamental no Impeachment de Dilma Rousseff. Não pelas consequências jurídicas de um parecer prévio que reprova as contas (o TCU faz um parecer prévio, quem de fato julga as contas é o Congresso Nacional), mas pelo trabalho realizado pelos auditores e técnicos do Tribunal de Contas de União principalmente coletando dados.

E agora parece que a história se repetirá.

De acordo com informações do portal Valor Econômico, a área técnica do TCU apontou irregularidades nas contas de 2015.  O processo do TCU provavelmente chegará para o relator José Múcio em breve.

A tendência é que os ministros acompanhem o parecer elaborado pela área técnica. Tal fato ajuda a evitar a politização dos julgamentos.

Há três argumentos principais que levaram à reprovação das contas: uso de medida provisória para mudar a destinação de receitas vinculadas; calotes do governo em pagamentos ao BNDES e ao Banco do Brasil; e quitação das pedaladas fiscais por meio de emissão de títulos adquiridos pelo Banco do Brasil.

Confira a notícia completa aqui.

Sobre JusLiberdade

avatar

O JusLiberdade é um Think Tank apartidário que busca difundir as ideias sobre a Liberdade no âmbito jurídico.
Acreditamos que uma sociedade livre é construída com indivíduos livres, e através do Direito podemos trazer a liberdade para mais próximo do indivíduo.
Em resumo, não há Justiça sem Liberdade.